7 dicas para acertar na reforma do banheiro

7 dicas para acertar na reforma do banheiro


Para quem deseja fazer uma reforma no banheiro, mas não sabe por onde começar, as dicas da Construmais podem ajudar a tomar a melhor decisão. Além da questão estética, é preciso avaliar o tamanho do espaço e, claro, o seu orçamento. Confira:

1 - Toda mudança deve começar a partir de um planejamento

Para evitar gastos desnecessários e a compra de revestimentos, móveis e outros objetos que não serão usados, vale contar com a ajuda de um arquiteto para elaborar um projeto. Este profissional vai avaliar, por exemplo, o estado das instalações elétricas e hidráulicas, além de estabelecer um prazo para a execução e o término da obra. Planejar evita desperdício de material e de dinheiro.

2 – Funcionalidade e estética precisam estar juntas no projeto

Isto significa que, a partir das suas necessidades, o profissional poderá incluir detalhes que vão fazer diferença no seu dia a dia. São eles: você precisa de uma ou duas cubas? No caso de um casal, se o espaço comportar, duas cubas podem ser uma opção. Precisa que o box tenha um nicho para colocar sabonete e shampoo? Para casas onde há idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais, o projeto de reforma de um banheiro precisa contemplar itens de segurança para evitar acidentes.

3 – A iluminação do banheiro é outro detalhe importante

Existem dois tipos: a decorativa, que destaca os móveis e os revestimentos, e a funcional, que permite que se desenvolvam as atividades mais comuns com conforto visual e segurança. Também pode ser implantada iluminação tipo camarim junto aos espelhos para facilitar a maquiagem das mulheres. Lâmpadas e luminárias de LED também são boas opções porque iluminam e ajudam a economizar energia.

4 – A escolha das louças

Mais uma vez a praticidade e a beleza precisam estar juntas para garantir uma boa utilização do banheiro. A dica vale também para metais como torneiras e chuveiros. Para banheiros muito compactos, é interessante dar preferência aos modelos menores de vaso sanitário. Se não couber um modelo com caixa acoplada, utilize válvula direta com acionamento duplo, um para líquidos e outro para sólidos, para poder controlar o uso da água.

5 – Vai trocar o piso? Que tal investir em revestimentos com design diferenciado?

São detalhes que deixam o ambiente moderno e bonito. As cerâmicas e os porcelanatos podem ser aplicados sem medo, mas se optar por mármores ou granitos no piso, lembre-se de que eles precisam de tratamento hidrofugante para evitar que absorvam água. Peças muito lisas podem ser mais fáceis de limpar, mas também são mais escorregadias e devem ser aplicadas com cuidado. Se for usar tinta nas paredes, escolha modelos anti-mofo para evitar a proliferação de fungos. Já para dentro do box, pode-se usar tinta tipo epóxi. E se você quiser ousar, hoje existe até papel de parede próprio para banheiro.

6 – Móveis planejados também funcionam muito bem para o banheiro

Eles ajudam a organizar itens, evitando a bagunça. Se o espaço for pequeno, a dica é guardar os objetos em nichos e gaveteiros. Outra sugestão importante é sempre tentar fixar os móveis diretamente na parede, sem que toquem o chão, pois a umidade do piso do banheiro acaba subindo pela estrutura de madeira e pode estragá-los muito rapidamente.

7 – Detalhes personalizados

Por fim, é hora de dar um toque personalizado ao ambiente, colocando flores ou alguns tipos de plantas, além de potinhos coloridos para guardar maquiagem e algodão, entre outros objetos.