Faça você mesmo: dicas de como pintar a casa

Faça você mesmo: dicas de como pintar a casa


Em época de crise nem sempre é possível fazer aquela reforma completa na casa. Mas calma! Você pode ir renovando os ambientes aos poucos, começando pela pintura das paredes. E que tal colocar a mão na massa? Neste caso, no pincel? Pois saiba que com as dicas da Construmais a pintura ficará perfeita. Confira:

• Determine a metragem da área que será pintada (paredes, tetos etc.). Meça a largura das paredes do local e multiplique pela altura do pé direito. Para o teto, multiplique a largura e o comprimento do cômodo para achar sua área. Em seguida, multiplique essa metragem pelo número total de demãos, que, geralmente, são duas para cores claras ou a partir de três para cores mais escuras.

• Para residências, escolha tintas do tipo acrílica e esmalte sintético que são as mais usadas para este fim. As acrílicas são aplicadas sobre superfícies emassadas ou cimentadas. Já as tintas esmalte sintético (tinta óleo), são aplicadas sobre madeiras, metais, PVC etc. Se você não pretende sair de casa com a sua família para poder pintá-la, na hora de comprar prefira as tintas sem cheiro.

• Na dúvida sobre a cor? Consulte o site dos fabricantes de tintas, pois alguns disponibilizam simuladores ou aplicativos. É possível, inclusive, simular a cor na sua parede com ajuda de um smartphone. O cálculo do rendimento da tinta pode ser encontrado no site de cada fabricante e é dado por metro quadrado para cada tipo de tinta. Se ainda assim você ficar na dúvida, a dica da Construmais é adquirir 1/4 de galão da tinta desejada e testar em uma pequena área, de preferência no próprio recinto onde pretende aplicá-la. Aproveite para observar a sua cor em diferentes horários durante o dia (início da manhã, hora do almoço, final da tarde, noite), para sentir como ela fica com a iluminação natural e com a iluminação artificial.

• Ainda sobre a cor: se vai aplicar a mesma tinta que está no local, o consumo é normal, mas se for aplicar tinta de cor mais clara sobre uma superfície de cor mais escura, leve em consideração a aplicação de mais demãos para atingir a cor final ou a aplicação de uma demão de cor branca para amenizar (queimar) a cor antiga. Para tintas de cor mais forte, respeite o seu tempo de secagem, pois a tinta molhada pode apresentar coloração muito distinta de quando está seca.

• Além das tintas, você vai precisar de: escada, espátula, panos de chão, lixa, chave de fenda para retirar os interruptores, lona plástica preta para cobrir o chão e mobiliário, massa corrida para tampar buracos e cobrir imperfeições, rolos de fita crepe para prender a lona em locais específicos que deseja proteger, rolo de 23cm com espuma antirrespingos, bandeja de 23cm, pincel de 5cm para arremate de cantos e pequenos detalhes, e extensor de 2 a 3 metros (depende do pé direito do local). No caso de utilizar tinta tipo esmalte sintético, deve-se ter um kit a parte com rolo de espuma (de 15cm ou menor) e bandeja compatível.

Tags: tintas