Caixas d'água: veja os cuidados necessários

Caixas d'água: veja os cuidados necessários


Estar em dia com a manutenção de caixas d'água é muito importante para a sua saúde, pois garante a limpeza e a potabilidade da água que você consome. A orientação vale tanto para casas quanto para condomí­nios e estabelecimentos comerciais. No Rio de Janeiro, a Leia n.º 1.893, de 20/11/91 indica que todos os estabelecimentos que têm reservatórios com água destinada ao consumo humano podem ser inspecionados por fiscais de órgãos como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Um detalhe muito importante diz respeito ao prazo: a limpeza deve ser realizada a cada seis meses, no mí­nimo, para total segurança dos consumidores. Para ajudar nesta importante tarefa, confira as dicas da Construmais:

  •  Para os reservatórios que armazenarem mais que cinco mil litros de água, é necessário contratar uma empresa especializada na limpeza de grandes caixas d'água. Este é o caso dos condomí­nios residenciais e comerciais.
  • Para reservatórios menores, o próprio morador da casa pode realizar a manutenção. O primeiro passo é fechar a boia ou o registro de entrada de água. 

  • Nada de descartar a água que ficou na caixa. Separe-a e use-a para fazer a limpeza da própria caixa. Assim, você não desperdiça o recurso. 

  • Use um pano para lavagem das paredes e do fundo da caixa. Se o seu reservatório for de fibrocimento, o recomendado é usar uma escova plástica mole. Não utilize escovas de são, vassouras e produtos químicos, pois podem desgastar o fibrocimento, reduzindo sua vida útil. Se a caixa de fibrocimento for muito antiga, considere substitui-la, pois certamente contêm amianto em sua composição, elemento conhecido por ser cancerí­geno.

  •  Na dúvida sobre como retirar a água que foi utilizada na lavagem e toda a sujeira? é simples: pá de plástico, balde e panos. Com os panos limpos, seque o fundo.

  •  Faça uma checagem geral para identificar possí­veis resí­duos que possam contaminar a água e pontos de fissura que possam causar vazamentos. Também é importante verificar a vedação da tampa da caixa d'água. Se não estiver vedando corretamente, substitua. Para caixas muito antigas, com modelo fora de linha, considere a substituição completa, pois as adaptações nunca ficam perfeitas.

Desinfecção

  •  Para o processo de desinfecção da caixa d'água será necessário usar água sanitária. Neste caso, é preciso saber o tamanho do seu reservatório. Com a caixa fechada, adicione quatro litros de água sanitária a cada metro cúbico (1.000 litros) de água no reservatório.

  •  Esta água sanitária também será utilizada para molhar as paredes do reservatório com a ajuda de um balde. Verifique se as paredes secaram. Importante: essa água não poderá ser utilizada por duas horas. Após o período, com a boia ou com o registro fechado, abra a saí­da de água e esvazie por completo. Também é recomendável abrir todas as torneiras da casa e acionar as descargas.

  •  A tampa também precisa ser limpa do mesmo jeito que a parte interna para ser colocada de volta no reservatório.

  •  Caixa d'água aberta é entrada para impurezas, insetos e pequenos animais. Fique atento!

  •  Ter um controle de quando a limpeza foi feita ajuda a programar a próxima manutenção. Registre as datas no lado externo da caixa d'água e em um bloco de fácil acesso a você.