5 respostas para suas dúvidas sobre telhas de fibrocimento

5 respostas para suas dúvidas sobre telhas de fibrocimento


Pretende reformar o telhado da sua casa? Para que a obra seja um sucesso, a primeira recomendação é contar com a assessoria de um arquiteto ou de um engenheiro, profissionais aptos a desenvolver um projeto que esteja adequado á  construção. Outra dica é conhecer os modelos de telhas para investir no tipo ideal para a sua reforma. Uma opção muito usada atualmente é a telha de fibrocimento. Veja a seguir algumas questões sobre o produto:

1 - O que é a telha de fibrocimento? 

Há um composto de cimento usado na fabricação de telhas. Detalhe muito importante: antigamente as telhas de fibrocimento tinham amianto em sua composição. No entanto, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o uso de amianto (fibra considerada cancerígena) em todo o paí­s, especialmente para a construção de telhas e caixas d'água.

2 - Quais as vantagens?

A telha de fibrocimento é bastante comum no Brasil por ter um valor mais acessí­vel se comparado aos valores de outros modelos de telhas. O produto também tem bom rendimento porque é usada uma quantidade menor de telhas por metro quadrado para cobrir uma obra há o que o torna ainda mais popular, pois a instalação das telhas de fibrocimento e o fechamento do telhado são mais rápidos, diferentemente das telhas pequenas. Além disso, esse tipo de telha tem recomendação de inclinação bem baixa pelos fabricantes, na faixa de 5% a 8%, resultando num telhado baixo, que consome menos estrutura.

3 - Onde utilizar?

Não há restrições de local de uso. Para residências, a telha de fibrocimento mais utilizada é o tipo ondulada. Já as de perfis estruturais são mais comuns em grandes coberturas, como em fábricas, galpões etc. O modelo também tem sido aplicado nos chamados telhados embutidos, ou seja, que não aparecem. A arquitetura moderna utilizou bastante este recurso como contraponto ás referências visuais tradicionais de telhado com telha cerâmica.

4 - Quais cuidados devemos ter com o produto?

Por serem mais sensí­veis, é preciso ter cuidado ao manipular as telhas. Para evitar acidentes e vazamentos, certifique-se de que a fixação seja feita conforme as instruções do fabricante e com os acessórios apropriados. Para garantir a vedação do telhado, as telhas devem ser instaladas transpassadas de acordo com as medidas indicadas pelo fabricante, ou seja, a medida em que uma telha sobrepõe a seguinte para evitar que a água retorne por baixo dela. Para limpeza, deve-se fazer hidrojateamento com solução de água sanitária a 20%, já que, com o tempo, a superfície da telha acumula fuligem e fica manchada. Não utilize escovas, pois elas desgastam a superfí­cie da telha e reduzem a sua vida útil. E para evitar o aquecimento do local, uma orientação é utilizar uma manta térmica, que é colocada entre as telhas e o madeiramento do telhado. Importante atentar para jamais andar sobre um telhado com esse tipo de telha sem antes confirmar se ela suporta o esforço. Se for o caso, deve-se usar tábuas na transversal das ondulações da telha, que abranjam a estrutura do telhado, para distribuir o peso e dar mais segurança.

5 - As telhas coloniais de fibrocimento estão na moda?

Muito. O produto, presente na arquitetura brasileira desde os tempos do Brasil Colônia, passou por uma revolução tecnológica porque passou da tradicional cerâmica para o fibrocimento, o que tornou a cobertura muito mais leve (até 26 quilos a menos por metro quadrado). A fabricação mudou, mas a beleza continua. Outra característica deste modelo é a sustentabilidade, pois a telhas coloniais de fibrocimento geram uma economia de até 25% do madeiramento estrutural da obra. Também são fáceis de aplicar e geram menos desperdí­cio de material na aplicação. Sem contar que ainda podem ser pintadas com a sua cor favorita.

Tags: Fibrocimento