Telhados: tudo o que você precisa saber

Telhados: tudo o que você precisa saber

Você sabia que o telhado da casa é uma das etapas mais caras da construção? O valor vai depender do tipo de madeira escolhida e, para acertar na compra, vale pesquisar bastante as ofertas, sem deixar de lado a preocupação com a qualidade do produto. Por isso, é fundamental conhecer as madeiras disponíveis no mercado, além de outros detalhes. Confira as principais questões sobre o tema: 

Tipos de madeira

Maçaranduba - é uma das madeiras mais utilizadas na estruturação de telhados por ser forte e de alta resistência a cupins e similares. Importante ressaltar que, em algumas regiões, a Maçaranduba também é conhecida como Parajú. Apesar de serem muito semelhantes, são madeiras diferentes e com diferença de preço que pode chegar a 20%. Para evitar comprar um modelo e levar outro, verifique as peças e atente para a cor do produto: o Parajú tem tonalidade mais vermelha que a Maçaranduba. Fique atento e, no caso de dúvidas, peça a ajuda de um profissional (arquiteto ou engenheiro). O mercado também oferece outras opções de madeiras para construção de telhados, tais como:

Garapeira – indicada para ficar aparente (telhados de varandas e garagens sem forro). É resistente à umidade e a cupins.

Cambará – madeira bem dura e com preço acessível.

Guajará – é indicada para telhados leves. 

Bruta ou aparelhada?

Aparelhar é dar um tratamento final, deixando a peça mais lisa e com um acabamento mais fino. A madeira aparelhada é usada para ficar aparente e, por isso, pode ter acréscimo de 30% no valor em relação à bruta. Isto porque a madeira aparelhada diminui cerca de um centímetro na largura e na espessura. A maioria dos clientes prefere a aparelhada porque alega que o telhado fica sem imperfeições. É comum aparelhar as peças que serão usadas em telhados aparentes, como varandas, garagens e outros locais em que não há forro.

O tipo de telha irá determinar o tipo da madeira?

Sim, porque se na construção forem usadas telhas de concreto que são muito mais pesadas que as de fibrocimento, a estrutura do telhado precisará ser ainda mais resistente, o que resulta em peças de madeira maiores e mais pesadas. Atualmente, as telhas de fibrocimento são as mais utilizadas. Vale pesquisar os modelos e os preços. 

É preciso envernizar o telhado onde a madeira ficará aparente?

Profissionais de construção indicam que envernizar é uma boa opção porque a madeira ficará mais bonita, mas não é obrigatório. Envernizar implica em conhecer o tipo de madeira utilizada, já que alguns modelos são tão nobres que dispensam o recurso. Também é importante ressaltar que, uma vez aplicado o verniz, este deve ser mantido e refeito de acordo com as especificações do fabricante, pois o produto é como uma pintura e não dura para sempre.

Clique no botão e faça a melhor escolha! QUERO COMPRAR

Tags: madeiras