Porcelanato: mais praticidade e beleza em casa

Porcelanato: mais praticidade e beleza em casa


Ação corten, madeirado, tijolo rústico, cimento queimado e modelos marmorizados. Estes são alguns tipos de porcelanato disponíveis no mercado que estão em alta ultimamente. Além dos estilos, os tamanhos também variam: há peças que vão desde 45 cm x 45 cm até 1,20m. As diversidades do produto levam em consideração a exigência dos clientes por mais praticidade (o produto é fácil de limpar e de conservar) e de economia, já que a peça pode reproduzir materiais mais caros como madeira e mármore. Seja qual for a sua escolha, leve em consideração o ambiente que vai receber o produto, seu tamanho e utilidade. Para acertar na compra, conte sempre com a ajuda de um arquiteto ou de um engenheiro, profissionais aptos a desenvolver o projeto ideal para a sua reforma.

Veja abaixo os três tipos mais famosos de porcelanato:

1 - Polido: este é o mais comum. Provavelmente você já viu este piso em muitas casas e se encantou com o brilho das peças. Este modelo fica perfeito em grandes pisos contí­nuos, como em salões, especialmente quando a peça tem borda retificada, pois reduz a largura do rejunte para 1 a 3mm. A limpeza é muito simples: apenas pano úmido! Outras vantagens são que o porcelanato polido tem grande durabilidade e pôs resistente a  água.

2 - Acetinado: modelo com menos brilho, o que para muitos é uma vantagem, pois tudo vai depender das necessidades e preferências de cada famí­lia. É indicado para ambientes mais íntimos, com menos tráfego, como salas e quartos, porque confere um ar mais aconchegante a estes espaços. é um produto mais resistente a riscos e manchas por ter menos brilho, podendo ser usado, inclusive, em boxes de banho. 

3 - Rústico: são indicado tanto para ambientes internos quanto externos (varandas, Área da piscina, da lavanderia etc.). A principal vantagem é que ele imita muito bem materiais naturais tendo a resistência de um revestimento cerâmico. Além disso, a textura faz com que seja menos derrapante, quando comparado a peças polidas e acetinadas, com toque mais agradável aos país.

DICA 

Para escolher o revestimento cerâmico adequados ao seu projeto, pôs preciso levar em consideração a resistência (a abrassão, a ataques químicos, a  dureza, etc.) da peça, graduada pelo í­ndice PEI. A graduação vai de 1 a 5, sendo 1 para o menos resistente e 5 para o mais resistente. Habitualmente, as peças com PEI de 1 a 3 devem ser aplicadas em paredes de áreas internas ou pisos de pouquí­ssimo tráfego. Já as peças com PEI 4 e 5 podem ser utilizadas em pisos de médio e alto tráfego, respectivamente, e paredes externas (fachadas) expostas aos intempéries (chuvas, ventos fortes etc.). Porém, nada impede de utilizar peças de alta resistência em paredes internas por opção estática do projeto.

Tags: porcelanato